segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Centro de Florianópolis - Wikipédia

Como exercício da aula de Jornalísmo Online, procurei no Wikipedia o verbete "Centro Florianópolis" para sabermos quais informações estão presentes sobre o bairro. O objetivo do trabalho é editar, alterar e acrescentar conteúdo à descrição no Wikipédia. Portanto, segue o texto com as minhas alterações:

O Centro de Florianópolis, capital do estado brasileiro de Santa Catarina, concentra o maior número de pontos turísticos não naturais da cidade. É passagem obrigatória para quem vem à ilha por via rodoviária, por conter a cabeceira das pontes Hercílio Luz, Colombo Salles e Pedro Ivo Campos, além de abrigar o terminal rodoviário Rita Maria.

Sua avenida mais conhecida é a Avenida Beira Mar Norte (ou apenas Beira Mar) que, além de ciclovia e calçadão, possui alguns dos apartamentos mais caros da cidade (uma cobertura pode chegar a 6 milhões de reais). Nessa região do centro localiza-se a maior parte da área residencial, assim como o Shopping Beira-Mar, o primeiro shopping Center da cidade, construído em 1993 no local onde outrora fora o estádio de futebol do time Avaí Futebol Clube.

Alguns dos logradouros mais importantes e conhecidos dos moradores são as Avenidas Mauro Ramos, Rio Branco, Gama D`éça. Ruas Bocaiúva, Hercílio Luz e Almirante Lamego. O grande centro de compras é composto por ruas e calçadões, sendo os principais Conselheiro Mafra, Felipe Schmidt e Deodóro.

Nos calçadões há inúmeras lojas, prédios novos e antigos, na sua maioria comercial. Nessa parte mais movimentada do centro, encontra-se o TICEN (Terminal Integrado do Centro), onde passam milhões de passageiros de ônibus urbanos por dia. Atravessando a rua, chega-se no calçadão onde há o Camelódromo Municipal e o Mercado Público. Esse por sua vez, é conhecido pelas peixarias e bares.

Museus, espaços culturais e o Teatro Álvaro de Carvalho também fazem parte do cenário do Centro de Florianópolis. Assim como alguns dos Colégios mais conhecidos e de longa história, como Colégio Catarinense, Coração de Jesus, Menino Jesus, Energia, Tendência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário