segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Arquitetura Centrista

O centro de Florianópolis é composto por uma grande diversidade arquitetônica. A medida que vamos indo mais para os calçadões, os prédios vão se tornando mais antigos e na maioria mal cuidado. As janelas grandes e altas, paredes grossas e adornos nas beiradas são características da arquitetura de nossos colonizadores açorianos. As lojas coladas umas às outras, são chamadas casas germinadas, outra forte característica arquitetônica dessa colonização.

Ao mesmo tempo, vemos prédios altos e envidraçados, com suas estruturas de aço e paredes finas. São os famosos prédios comerciais, que abrigam todo tipo de serviço e comércio varejeiro, desde o térreo até o décimo segundo andar. Muitos desses prédios são híbridos, moradores têm de conviver com o comércio na porta ao lado.

O fato é que o centro de Florinópolis sofre grandes contrastes. Construções do século passado se recostam em prédios com arquitetura arredondada dos anos 60, os quais tentam aparecer mais que os vidros refletindo o sol dos modernos prédios comerciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário